Divisão de Educação

Mensalmente atualizando o que
acontece nos eixos integradores

DCAT: Heraldo Pimentel
Diretora: Naida Novelli
Coordenadora: Roberta Maria Biasioli Reis
Professora: Larissa Quachio Costa
9º ano - Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de São Carlos “Fernando de Arruda Botelho”
Eixo Integrador de Linguagens

“Corpo em (des)ordem!”
  • foto 1
  • foto 1a
  • foto 1b

Durante as aulas, os estudantes do 9º ano tiveram contato com a vida e obra da artista brasileira Tarsila do Amaral, visando analisar as diversas representações do corpo na obra de arte e interagir com a área de conhecimento de Ciências Humanas.

A fim de democratizar a cultura e abraçar a inclusão de todos, os alunos criaram reproduções em relevo de pinturas para que os estudantes deficientes visuais pudessem “enxergar” a obra pelo toque.

O trabalho inicial se consistiu na reprodução em 3D do “Abaporu”, acompanhada de um audioguia ou audiodescrição. O acervo tátil se expandirá com réplicas de quadros, maquetes e esculturas que servirão de apoio para que o deficiente visual possa compreender as obras de arte exploradas.

A atividade está sendo muito interessante. Ela nos faz pensar sobre como é importante proporcionar o acesso ao conhecimento para todos, principalmente para os deficientes visuais que precisam de recursos especiais para sentir as obras de arte.”

Foto da aluna Isabelly, arquivo pessoal

Isabelly Espim

DCAT: Ataliba Mendonça Junior
Diretora: Josiane Maria Caldatto Franco
Coordenadora: Fábia Prates de Oliveira
Professora: Andreia Francisco Rosalem
7° ano – Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de Mirandópolis
Eixo Integrador de Linguagens

"Let’s play! Jogo e improvisação"
  • foto 2
  • foto 2a
  • foto 2b
  • foto 2c
  • foto 2d

Em parceria com a biblioteca, foi realizada a palestra que teve início com esta pergunta: “Jogos eletrônicos e internet são riscos ou benefícios para crianças e jovens?”.

Os objetivos foram: orientar e informar sobre os riscos de conectar-se, de modo excessivo, em jogos eletrônicos e redes sociais; proporcionar aos estudantes e seus responsáveis momento de reflexão acerca de atitudes rotineiras que podem oferecer riscos à sua saúde física, mental e emocional.

A palestrante partiu de uma dinâmica interativa que possibilitou a todos participarem ativamente expondo seus conhecimentos prévios e vivências. Ao final foi realizada uma roda de conversa em que os alunos relataram suas percepções sobre a palestra.

Eu achei muito interessante termos trabalhado com o tema “Let’s play! Jogo e improvisação” esse ano, pois tivemos a oportunidade de estudar um pouco sobre Freud, Piaget e suas análises, como também ter assistido a uma palestra para entendermos os vícios e comportamentos das crianças.”

Foto da aluna Beatriz

Beatriz Oliveira Andrade

DCAT: Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira
Diretora: Érica Cacilda Biatto Sekiguchi
Coordenadora: Maria Amélia da Silva
Professora: Ana Amélia de Mello e Souza da Silva
2° ano A – Ensino Médio
Escola SESI-SP de Bauru – Vila Santa Luzia
Eixo Integrador de Ciências da Natureza

“Cio da Terra”
  • foto 3
  • foto 3a
  • foto 3b

Em 03 de outubro, os alunos visitaram o Espaço Arvorar, da empresa Duratex, em Agudos, onde conheceram práticas sustentáveis do uso da madeira, importância da madeira para a humanidade e práticas sustentáveis relacionadas ao seu cultivo, manejo e extração.

No local, os estudantes tiveram contato com a história da madeira por meio de experiências sensoriais e caminharam por uma pequena trilha ecológica na fazenda da empresa.

O tema permitiu envolver outras áreas de conhecimento por ser abrangente e exigir inovações tecnológicas para que o reflorestamento atenda às necessidades do mercado, preservando a biodiversidade.

Lá, pudemos conhecer diferentes tipos de solo, como ter uma produção sustentável, a preocupação com os cuidados ambientais etc. Vivenciar na prática os momentos trabalhados na teoria é uma boa ferramenta para o processo da aprendizagem.”

Foto da aluna Hellen, arquivo pessoal

Hellen Fiorese

Foto da aluna Luana, arquivo pessoal

Luana Almeida

DCAT: Carlos Roberto Vioto
Diretora: Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli
Coordenadora: Eliane Premuli Bertaco Ramos de Paula
Professora: Renata Juzwiak Lopes
8º ano – Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de Presidente Prudente – Pq Furquim
Eixo Integrador de Ciências da Natureza

“DNA da alimentação”
  • foto 4
  • foto 4a
  • foto 4b

No dia 03 de outubro, os alunos participaram de uma palestra sobre obesidade, diabetes e síndrome metabólica, ministrada pelos estudantes da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, do curso de Nutrição.

Os participantes compreenderam as consequências da má alimentação e do sedentarismo na saúde, bem como reconheceram a importância de mudar os hábitos alimentares associando-os à prática de atividades físicas.

A obesidade é um distúrbio alimentar que envolve excesso de gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde. Além da obesidade, há outros problemas que afetam a saúde da população, como a diabetes e o colesterol elevado. A palestra nos orientou sobre vários fatores causadores desses problemas e apresentou vários tratamentos para as pessoas portadoras de tais distúrbios alimentares.”

Foto da aluna, Mariana

Mariana Carvalho de Oliveira

DCAT: Clóvis Cavenaghi Pereira
Diretora: Patrícia Fernanda Bernardo Cataneo
Coordenadora: Gisele Fernanda Licerre
Professor: Thomas William Fonseca Ormrod
3º ano - Ensino Médio
Escola SESI-SP de Lençóis Paulista “Alberto Trecenti”
Eixo Integrador de Ciências Humanas

“Somos livres”
  • foto 5
  • foto 5a
  • foto 5b
  • foto 5c
  • foto 5d
  • foto 5e
  • foto 5f
  • foto 5g

No dia 19 de setembro, os alunos realizaram uma tarde de atividades com música, jogos, roda de conversa, atividade física e um maravilhoso café da tarde para os residentes do Asilo Nossa Senhora dos Desamparados.

Os objetivos foram fazer integração com as áreas de Linguagens e Ciências da Natureza para desenvolver atividades sobre o cuidado com a saúde física e mental dos idosos e promover a cidadania. O trabalho contou também com as parcerias da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e do curso de maquiagem e manicure.

Foi organizada uma campanha de doação de produtos de higiene na escola, mobilizando toda a comunidade escolar, desde o ensino fundamental anos iniciais até o ensino médio.

O eixo de Ciências Humanas me fez refletir o quanto é importante dedicarmos alguns minutos das nossas horas para olhar e cuidar do outro, a experiência com os idosos me tomou de emoção, um momento de reflexão, alegria e vontade de viver isso mais e mais vezes, foi indescritível.”

foto da aluna Gabrielli, arquivo pessoal

Gabrielli Minatelli da Cruz

DCAT: Vera Lúcia Augusto
Diretora: Teresinha Aparecida Bernardineli de Oliveira Melo
Coordenadora: Maria de Lourdes Brandão e Silva
Professora: Simone Regina Casorla
7º ano - Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de Limeira – Alto da Boa Vista
Eixo Integrador de Ciências Humanas
“Engrenagens urbanas”
  • foto 6
  • foto 6a
  • foto 6b
  • foto 6c

Em 10 de outubro, na biblioteca escolar, os estudantes receberam a visita de dois importantes profissionais: o artesão joalheiro e o designer Marcelo Gomes de Almeida.

A atividade teve como objetivo apresentar a importância do setor que faz da cidade de Limeira a “capital da joia folheada”. Foram reunidos cerca de 600 empresas, que empregam 40 mil pessoas de forma direta e indireta, com produção aproximada de 50 toneladas de peças por mês.

Partindo de questões elaboradas pelos estudantes, o encontro possibilitou o aprofundamento da pesquisa abordando: as etapas de produção, os perigos ao ambiente e à saúde do trabalhador e as medidas de segurança.

Gostamos de aprender sobre o processo de fabricação das joias por ser um setor importante na economia de nossa cidade. A partir da palestra do artesão Marcelo, nós organizaremos uma oficina de bijuterias com uso de materiais naturais e apoio da professora de Artes, como produto final.”

Foto do aluno Gustavo, arquivo pessoal

Gustavo Henrique Carrijo

DCAT: Ricardo Alexandre Machado
Diretora: Lísida Macena Dian
Coordenadoras: Claudia Martins Barbosa, Michaela Karine Pena e Suzana Gimenez Barboza Wirz
Professor: Weverson Ferreira da Silva
7º ano – Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de Franca – Vila Scarabucci
Eixo Integrador de Matemática
“Sol, chuva e ventania. Vem daí toda energia?”
  • foto 7
  • foto 7a
  • foto 7b

Os estudantes foram instigados a descobrir outras fontes alternativas de produção de energia elétrica. Para tanto, eles realizaram uma visita à Viasol Energia Solar. A atividade integrou as áreas de conhecimentos de Ciências da Natureza e Humanas.

Na empresa, conheceram sobre: Energia Solar Térmica e Fotovoltaica; Detalhamento do aquecedor solar; Benefícios do aquecedor solar; Reservatório térmico (boiler); Coletor solar plano e à vácuo; Posicionamento de coletor e uso da bússola; entre outros assuntos.

Também foram à exposição dos sistemas de aquecimento térmico e de geração de energia elétrica (fotovoltaico), montados para que as pessoas possam ver e sentir o que foi gerado durante o tempo em que estiveram na visita.

A visita à empresa Viasol contribuiu muito para o meu aprendizado, informando sobre as formas da captação de energia para obtermos um mundo melhor e menos poluído, com uma fonte renovável e econômica.”

Foto da aluna Maria Clara, arquivo pessoal

Maria Clara Franco Santos

DCAT: Antonio Aleixo
Diretora: Andrea Maria Coradi Matano
Coordenadora: Karina Ramos Herreira Garnica
Professor: Nilson Francischini Trova
9º ano - Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de Pederneiras
Eixo Integrador de Matemática

"Dizem que o apressado come cru... mas come!"
  • foto 8
  • foto 8a
  • foto 8b
  • foto 8c
  • foto 8d

Os alunos pesquisaram sobre a fome nas comunidades onde vivem (quem são e o que necessitam); realizaram coletas e distribuíram mais de 1000 itens para cinco instituições que contribuem para o combate da fome na cidade.

A ação tornou-se muito produtiva, porque houve melhor distribuição de alimentos por necessidade nutricional. As informações obtidas serviram de fundamentação teórica para estruturar o cronograma de coleta de alimentos, tipos e separação.

Houve interação com as áreas de Ciências da Natureza elaborando-se cardápios, de maneira equilibrada, contendo macro e micronutrientes para atender às necessidades nutricionais do público e em Ciências Humanas, considerando os estudos sobre a fome em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Realizar as atividades do Eixo Integrador de Matemática foi uma experiência fantástica! Fazer o bem sem olhar a quem e ajudar as instituições contribuiu para que eu me sentisse um ser humano melhor e me fez repensar em conceitos: o que não é tão importante para mim pode ser essencial ao outro.”

foto da aluna Izabella, arquivo pessoal

Izabella Thomaz Lopes

DCAT: Alexandre Minghin
Diretora: Francisca Ivaneuda Pereira Da Costa Casaut
Coordenadores: Marcia Natalina Gianinni, Pamella Girotto e João Fernandes Neto
Professor: Alisson Aurélio Rosa
9º ano - Ensino Fundamental
Escola SESI-SP de Araraquara – Vila Xavier
Eixo Interáreas

“Fome de quê?”
  • foto dos alunos na horta junto com profissional responsável
  • foto de aluno e profissional trabalhando a terra
  • foto de produto da horta: tomate
  • foto da horta: alfaces

No início do ano letivo, realizou-se a leitura do guia do Eixo Integrador “Fome de quê?”, com o objetivo de proporcionar aprofundamento sobre o tema, valorizando o repertório e os interesses dos estudantes.

Assim, eles retomaram os assuntos estudados no ano interior, como: os impactos da fome da sociedade, a dificuldade que muitas pessoas têm de acesso a uma alimentação saudável, levando em conta o fortalecimento do agronegócio, entre outros.

A interação com outras áreas de conhecimento se deu ao buscarem informações com os professores de Ciências, História e Geografia, originando a construção da horta e levando-os à conclusão de que há meios mais saudáveis e sustentáveis de produção agrícola, respeitando o pequeno produtor, a comunidade indígena e quilombola.

Com o Eixo Interáreas, pudemos nos sentir protagonistas de nossas ações, uma vez que a proposta a ele vinculada nos inseriu de fato na sociedade em que vivemos através de uma perspectiva crítica, usando o diálogo, trabalhos em grupo, cartazes, apresentação de slides e intervenções para ampliar o nosso conhecimento.”

Foto do aluno Artur Silveira, arquivo pessoal

Artur Silveira Rosa

O trabalho desenvolvido durante as aulas foi extremamente produtivo e benéfico: a partir das diversas pesquisas, construções de textos, apresentações de seminários e trabalho prático relacionado ao tema ‘Fome de quê?’, desenvolvemos uma série de habilidades como: o olhar crítico à temática humana, capacidade de coleta, trabalho com informações científicas, diálogo para organização geral, transmissão de conhecimentos para além da consciência desenvolvida a respeito das problemáticas tratadas.”

Foto do aluno Luiz Gustavo, arquivo pessoal

Luiz Gustavo de Lima Previeiro

DCAT: Paulo Sérgio Pinca Casati
Diretora: Jaqueline Sanches Dos Santos Azevedo Genovez
Coordenadoras: Isamara Olivatto e Josana Nogueira Badaro Leme
Professora: Ana Paula Tirolo Carazzatto
3ºs anos – Ensino Médio
Escola SESI-SP de Campinas – Parque Itália
Eixo Interáreas

"Obstáculos ou Oportunidades?"
  • foto dos estudantes reunidos estudando
  • Imagem de trabalho de escola
  • Imagem de trabalho de escola

Em parceria com o “Programa Prazer de Estar Bem”, os alunos, instigados a conhecer mais sobre os diversos grupos de alimentos, envolveram-se em uma roda de leitura e discussão sobre o consumo de proteínas no mundo, baseados no texto “Tendências mundiais do consumo de alimentos” contido no livro didático “Muitos textos, tantas palavras...”.

Também produziram um E-book, envolvendo as áreas de conhecimento Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, com a produção de receitas de família que abordavam o tema.

Posteriormente, além de pesquisarem dietas como a Cetogênica e a Low Carb, que envolvem o consumo de proteínas, os estudantes socializaram os conhecimentos construídos com os colegas de sala de aula.

Foi muito interessante o desenvolvimento do projeto e de grande relevância para toda a sala. É importante sabermos a origem e os benefícios dos mais variados grupos de alimentos, além de reconhecer o valor de se ter uma dieta balanceada durante a vida.”

Foto da aluna Vitória Augusto Massafera, arquivo pessoal

Vitória Augusto Massafera

Deixe seu comentário

  • Eixo Integrador Matemática

    Escola SESI-SP de Araras
    Tema: "Festival Arte Digital 2018"

    “Professora Vanessa, estava tudo muito organizado. Foi possível observar o envolvimento dos alunos e a satisfação em participar. Além de proporcionar a aprendizagem sobre o tema abordado, são experiências que desenvolvem a autonomia dos alunos. Parabéns!”

    Foto Viviani Gerotto, arquivo pessoal
    03/10/2018 às 11h08
    Viviani Gerotto
    Coordenadora Pedagógica
  • Eixo Integrador Interáreas

    Escola SESI-SP de Ribeirão Preto
    Tema: “Obstáculos ou Oportunidades”

    “Parabéns à professora Ana Paula e às alunas pelo desempenho, dedicação e comprometimento com que realizam os projetos e dão o melhor de cada uma!!! Excelente trabalho!!!”

    Foto Jaqueline Genovez, arquivo pessoal
    10/10/2018 às 09h28
    Jaqueline Genovez
    Diretora de Escola
  • Eixos Integradores

    Escola SESI-SP de Sertãozinho
    Tema: “Robótica fortalecendo parcerias”

    “Que riqueza a interação entre diferentes grupos pode proporcionar! Parabéns pelo trabalho transformador realizado.”

    Foto Jose Diniz, arquivo pessoal
    11/10/2018 às 16h05
    Jose Diniz
    Coordenador Pedagógico
  • Eixo Integrador Linguagens

    Escola SESI-SP de São caetano do Sul
    Tema: “Cultura em movimento”

    “O trabalho com o Eixo Integrador valoriza os eventos culturais da grande São Paulo e desperta cada vez mais o envolvimento dos estudantes com a cultura.”

    Foto Maria Cuccurullo, arquivo pessoal
    25/05/2018 às 11h05
    Maria Cuccurullo
    Coordenadora Pedagógica